12 Melhores Game Engines Para Iniciantes

Melhores Game Engines Para Iniciantes: 12 Alternativas

game engines para jogos

⌚ Tempo de Leitura: 35 Minutos

Quando se trata de game engines para iniciantes, também se trata de tecnologia, e em termos de tecnologia você tem que levar em conta o seguinte: quanto mais tempo ela estiver disponível, mais pessoas terão acesso a ela. Por exemplo, há 10 anos, ninguém teria sonhado em criar um site sem conhecimento de programação. Agora todos podem fazer isso em minutos.

Então, que tal criar jogos de computador? Bem, sim, parece que estamos chegando lá rapidamente. Agora existem mais e mais soluções para iniciantes que nunca escreveram uma linha de código em sua vida. Parece bom para você? Excelente! Vamos começar com um índice rápido.

Game engines para iniciantes! (Índice Clicável)

Prontos para conhecer as 12 melhores game engines para iniciantes? Então vamos nessa!

Como Devo Escolher Minha Game Engine?

programa de desenvolvimento de games gratuito

> Já que você está aqui, presumiremos que você saiba que um mecanismo de jogo é um software ou programa dedicado para a criação de jogos. Você também saberá que precisa fazer o download e instalá-los em seu computador. Em termos gerais, eles oferecem quatro principais recursos:

> Game Engines Para Iniciantes – Principais Recursos

Modelos Completos de Jogos: basicamente, você obtém um jogo pronto. Você apenas altera pequenos detalhes. Importe sua própria arte ou mova alguns controles deslizantes para alterar a cor do céu, por exemplo.

Arrastar e Soltar: muito fácil de usar – sem necessidade de codificação. Isso permite criar eventos ou propriedades escolhendo-os em uma lista looooonga. Por exemplo, você pode adicionar uma propriedade “sólida” a uma plataforma para garantir que seu personagem não caia através dela.

Scripting Visual: permite que você escolha diferentes funções que replicam o código sem precisar fazer um script. Eles são mais poderosos do que os mecanismos de arrastar e soltar e você precisará de mais tempo para se familiarizar com seus recursos. No entanto, eles são uma maneira excelente de começar a entender como o código funciona sem realmente digitar nada você mesmo.

Codificação: algumas game engines usam sua própria linguagem de script, tentando torná-la o mais fácil possível para iniciantes. É uma ótima maneira de aprender a programar, especialmente se você quiser desenvolver jogos complexos posteriormente. Outras contam com linguagens de script bem conhecidas, e dominá-las dará a você controle total sobre o jogo, não importa o quão complexo seja.

> Obviamente, quanto mais perto você chega do código, mais íngreme fica a curva de aprendizado. Mas lembre-se também de que há outros fatores a serem considerados. Podem ser:

> Game Engines Para Iniciantes – Fatores Importantes

Seu Computador: PC ou Mac? Alguns mecanismos de jogo não oferecem suporte a ambos – portanto, isso limitará sua escolha. Você também deve verificar os requisitos de especificação. Computadores mais antigos podem ser lentos demais para executar as game engines mais poderosas.

Seu Gênero de Jogo: Faça sua pesquisa quando se trata de engines específicas de gênero. Por exemplo, se você deseja criar um RPG (Role Playing Game) sem nenhum código, você pode usar o RPG Maker. Se você deseja criar um jogo de aventura, experimente o Adventure Game Studio.

Sua Perspectiva: Isso está relacionado ao ponto acima, mas algumas game engines são especializadas em 2D, enquanto outras oferecem suporte a 2D e 3D. Como você pode imaginar, as game engines 3D tendem a ser mais complexas com curvas de aprendizado mais íngremes.

Suas Habilidades Artísticas: Alguns mecanismos vêm com um editor visual que permite criar arte diretamente neles. Normalmente, isso significa pixel art ou mapas de terreno (você sempre pode importar seus personagens e planos de fundo de outros programas também).

Sua Plataforma-Alvo: em outras palavras, é aqui que seu jogo será jogado. Você quer publicar apenas para a web? Ou você deseja criar um jogo para iOS e Android? Ou talvez PCs, Macs e VR? Tudo é possível (o termo técnico é “portar”), mas você precisa escolher a game engine correta de acordo.

Sua Dedicação: Quer dizer: o quão sério você leva o desenvolvimento de jogos? Se você é mais um amador, não há nada de errado em escolher a solução mais fácil. Mas se você estiver interessado em criar um estúdio e produzir jogos no longo prazo, você deve buscar uma engine com uma boa reputação e pular nossa lista inteira direto para Unity ou Unreal. Você pode até mesmo usá-las como campo de treinamento para aprender código – um investimento que vale a pena.

Outros Recursos: você precisa trabalhar no jogo sozinho ou em equipe? Você quer um bom suporte de uma comunidade? É atualizado regularmente? Todas essas são perguntas que vale a pena fazer ao procurar por game engines para iniciantes, para se preciso garantir que sua engine seja à prova de futuro.

>> Curso DESENVOLVIMENTO GAMES 2D e 3D o Mais Atualizado e Completo do Mercado <<

Game Engines Podem Fazer Qualquer Tipo de Jogo?

programa de desenvolvimento de jogos

A resposta curta é sim. Mas alguns gêneros definitivamente requerem script. E vamos ser honestos aqui, seria quase impossível construir um grande MMORPG (Massively Multiplayer Online Role Playing Game) sozinho sem qualquer habilidade de programação. Da mesma forma, não espere criar o próximo GTA ou Skyrim no conforto do seu quarto sem algum conhecimento técnico avançado.

Para lhe dar uma visão geral rápida, listamos alguns gêneros de jogos abaixo para você que busca game engines para iniciantes ter uma noção do quão fácil ou difícil é criá-los.

> Jogos 2D Simples: são fáceis de criar. Você precisará investir tempo para aprender como usar a game engine e, claro, para criar seus níveis, arte e conceito. Alguns gêneros são particularmente populares com mecanismos de jogo de arrastar e soltar, e são eles:

Quebra-cabeças, jogos de plataforma, jogos de arcade, jogos de corrida, aventuras de texto…

> Jogos 2D Complexos: jogos que dependem de física, IA, jogos multijogador ou com muitos recursos. Você também deve ser capaz de criá-los, mas espere gastar muito mais tempo aprendendo o básico para:

RPGs (RPGs, Tower Defense, Adventure Games, Roguelikes, Fighting games…

> Jogos 3D Simples: As coisas começam a ficar um pouco mais complicadas quando você trabalha em 3D. As game engines são muito mais poderosas e, portanto, muito mais difíceis de aprender. Você pode esperar passar de 3 meses a 1 ano aprendendo o básico, realmente estudando como fazer as coisas acontecerem para:

Jogos de aventura, tiro em primeira pessoa, jogos de sobrevivência …
E quanto a Jogos 3D Complexos? Bem, não queremos dizer que eles são impossíveis de fazer, mas será muito, muito difícil para um iniciante. Espere passar alguns anos de sua vida estudando como criar jogos como:

MMOs (jogos multijogador online massivo), jogos de esportes, sandbox, MOBA (arena de batalha multijogador online), estratégia em tempo real, jogos de realidade virtual (VR), simulação de veículos, jogos de guerra, simulações de vida…

Lembre-se de que a quantidade de tempo que você dedica sempre resultará em um melhor conhecimento a longo prazo. Além disso: a Internet é sua melhor amiga em termos de recursos técnicos – existem até modelos de jogos completos que você pode baixar para ver como as coisas funcionam nos bastidores.

12 Melhores Game Engines Para Iniciantes

programas para desenvolver jogos 3d

> Então, Qual é a Melhor Game Engine Para Mim?

Como estamos nos concentrando em recursos amigáveis para iniciantes, listamos os seguintes game engines em ordem de facilidade de uso, recursos e suporte. Também separamos a lista em 2D e 3D (embora haja um pouco de cruzamento). Conheça as 12 melhores game engines para iniciantes!

Game Engines Para Iniciantes – GameSalad

Um artigo recente da Forbes chamado GameSalad “the Youtube for Games”, e embora o nome seja um pouco enganador, ele diz que esses caras querem ser para todos. A solução deles é um programa de arrastar e soltar incrivelmente fácil de usar para criar jogos 2D que vem com sua própria física e “regras” simples que você aplica aos objetos.

Na verdade, a GameSalad até comercializa sua plataforma para educadores que desejam ensinar os alunos a criar jogos em sala de aula. Claro, é bastante limitado em termos de recursos, mas deve ser o suficiente para aplicativos móveis e jogos casuais 2D viciantes.

Pros:
* Muito fácil de usar
* Publica em várias plataformas
* Boa comunidade e apoio
* Arrastar e soltar

Contras:
* Modelo de assinatura
* Recursos limitados
* Nenhum roteiro oficial para novos recursos

Game Engines Para Iniciantes – Buildbox

O Buildbox está lentamente se tornando conhecido como o mecanismo usado para alguns sucessos verdadeiros nos últimos anos. Isso inclui dezenas de jogos que chegaram ao top 100 da App Store, como Color Switch e The Line Zen.

A filosofia deles é fornecer aos usuários modelos prontos que permitem que você comece a jogar em minutos. No entanto, isso impõe restrições à quantidade de liberdade que você pode ter e também tende a ajudar a criar clones de jogo em vez de conceitos originais. Felizmente, você também pode assumir o controle da mecânica do jogo com recursos mais avançados.

Pros:
* Interface fácil de arrastar e soltar
* Vem com modelos de jogos
* Boas opções de monetização
* Exporta para todas as plataformas

Contras:
* Os modelos tendem a criar clones de jogo
* Licença muito cara

Game Engines Para Iniciantes – Construct 3

Construct 3 é uma poderosa ferramenta para desenvolvendo de games em HTML5, seu sistema de lógica é baseado em blocos de eventos, o que possibilita os iniciantes a aprender mais rapidamente os princípios da programação de uma maneira acessível e fácil de entender. O Construct 3 é moderno, rápido e versátil, é a ferramenta mais completa para criação de games 2D.

O Construct 3 não é feito somente para iniciantes, usuários mais avançados podem escrever seus próprios plugins e comportamentos em javascript, diferente de outras ferramentas que forçam o usuário a usar suas próprias linguagens de programação.

Pros:
* Simplicidade;
* Event Sheets;
* Ferramentas;
* Sem Instalação;
* Tutoriais / Comunidade

Contras:
* Visual
* HTML5 é limitante em termos de desempenho e flexibilidade

>> Conheceça Este Curso de Desenvolvimento de Games Em Construct Completo <<

Game Engines Para Iniciantes – Clickteam Fusion 2.5

Clickteam Fusion é o mecanismo usado por jogos populares recentes, como The Escapists e Five Nights at Freddy’s. O incrível é que existe desde 1994! Isso significa que ele tem uma comunidade extremamente ativa de fãs superdocados que enviam suas próprias extensões e não há falta de documentação nos fóruns.

Ele usa um editor visual, então você não precisa digitar nenhum código, mas precisa aprender o que é cada função. No entanto, se você pode fazer as contas, eles lançaram 2½ versões ao longo de mais de 20 anos, e você adivinhou, eles não atualizam com a frequência que deveriam…

Pros:
* Interface de arrastar e soltar e editor visual
* Exporta para todas as plataformas
* Comunidade multilíngue apaixonada e solidária
* Toneladas de extensões
* Versão gratuita disponível – licença barata

Contras:
* Interface datada
* Versão Windows apenas
* Poucas ou nenhuma atualização
* Exportadores pagantes de iOS, Android e Mac

Game Engines Para Iniciantes – RPG Maker

Embora seja importante notar que as pessoas usaram o RPG Maker para vários gêneros de jogos, você adivinhou que essa engine faz apenas uma coisa – e faz bem. Ela vem com um editor WYSIWYG, e você também pode criar a arte 2D diretamente nela.

Uma coisa confusa é que existem 7 versões diferentes do RPG Maker, todas as quais permitem recursos diferentes, e é importante notar que a curva de aprendizado é um pouco mais íngreme do que com certas soluções de arrastar e soltar.

Pros:
* Bom para artistas
* Excelente editor de blocos
* Editor WYSIWYG
* Comunidade útil e apaixonada
* Possui código simplificado

Contras:
* Confundir versões com diferentes recursos
* Nem todas as versões podem exportar para todas as plataformas
* Um pouco difícil para iniciantes
* Limitação de gênero

[GRÁTIS] Guia Completo de Como Se Tornar um(a) Desenvolvedor(a) de Games, Começando do ZERO!

Tenha em mãos este livro digital, para você aprender tudo que precisa para iniciar no fantástico mundo dedesenvolvimento de games!

Game Engines Para Iniciantes – Stencyl

Há alguns anos, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveu uma linguagem de programação visual chamada Scratch. É um método divertido de ensinar aos alunos como o código funciona sem sobrecarregá-los com muito conhecimento técnico. O funcionamento é mais parecido com um quebra-cabeça, onde você deve encontrar as peças certas para criar ações e reações em seu software.

Bem, o Stencyl é baseado neste modelo e, como tal, é uma excelente maneira de criar um jogo simples sem codificação, mas de uma forma que deve dar a você um bom entendimento de como a codificação funciona! Infelizmente, ele é muito limitado no momento, então não espere construir nada além de um jogo 2D básico (embora algumas pessoas afirmem que você pode construir Stardew Valley com ele).

Pros:
* Bom para jogos simples
* Ensina o básico do código
* Tem “Kits” (modelos prontos)
* Crie pixel art nele
* Tem pouco mercado
* Exporta nativamente para várias plataformas

Contras:
* Modelo de assinatura
* Recursos limitados
* Não é ideal para jogos de smartphone

>> Aprenda Tudo do ZERO Com Nosso Curso DESENVOLVIMENTO GAMES 2D e 3D <<

Game Engines Para Iniciantes – AppGameKit

Sim, parece que é voltado para celulares, mas você pode criar todos os tipos de jogos 2D e 3D com o AppGameKit. O software deles permite que você faça a conversão para iOS, Android, PC, Macs, Linux, HTML5 – e até mesmo para Raspberry PI. Ele suporta algumas linguagens de programação, incluindo seu próprio AGK2, baseado em BASIC (sintaxe ligeiramente fora de moda, mas fácil de entender – ideal para iniciantes).

Você também pode crescer como desenvolvedor com o programa e aprender a usar C++ como uma estrutura poderosa. Isso pode parecer intimidante para os novatos, mas o AppGameKit é uma ótima maneira de começar no mundo do desenvolvimento de jogos se você realmente quiser entender como tudo funciona nos bastidores – e talvez até mesmo ganhar dinheiro com isso.

Pros:
* Transfira facilmente para várias plataformas
* Teste o jogo em diferentes dispositivos graças aos seus jogadores
* Ótimo para criadores nerds dedicados
* Compilação muito rápida

Contras:
* Pagando DLCs – você precisa desembolsar extra para alguns shaders ou suporte de VR
* Não é ideal para artistas – a menos que você compre o editor visual
* Documentação às vezes desatualizada

Game Engines Para Iniciantes – GameGuru

Passando para as game engines 3D agora, a GameGuru é provavelmente uma das mais fáceis de usar. Isso porque a engine oferece 20 modelos de jogos para você começar o seu, de FPS a jogos de sobrevivência de terror, e oferece suporte para vários jogadores. Você pode criar mapas facilmente e manipular certas configurações com controles deslizantes.

A desvantagem é que todos os jogos tendem a ter a mesma aparência – além disso, eles só funcionam no Windows.

Pros:
* Os jogos funcionam bem fora da caixa
* 20 modelos de jogos
* Tem mercado
* Suporta multijogador
* Exporta nativamente para várias plataformas

Contras:
* Gráficos datados
* Recursos muito limitados
* Somente Windows
* Exporta apenas para Windows

Game Engines Para Iniciantes – GameMaker Studio 2

O que jogos como Hotline Miami, Undertale e Hyper Light Drifter têm em comum? Sim, todos eles venderam milhões de cópias e foram feitos usando o GameMaker Studio. Este poderoso mecanismo de código simplificado oferece suporte a 2D e 3D, mas é mais frequentemente usado para projetos 2D.

Uma grande vantagem é que ele permite que você crie todos os recursos para o seu jogo para que possa ver rapidamente como as coisas se parecem (é claro que você também pode importá-los do Photoshop ou de qualquer outro lugar). A interface de arrastar e soltar também o torna ideal para prototipagem rápida, mesmo para desenvolvedores de jogos avançados.

Pros:
* Curva de aprendizado razoavelmente rápida
* Avaliação gratuita e níveis de preços decentes
* Características avançadas
* Ótimo para artistas
* Bom mercado
* Ótimos tutoriais e recursos

Contras:
* Custos extras para exportar para certas plataformas, como Android ou iOS
* Não arrastar e soltar totalmente – você precisa aprender alguns códigos básicos
* Linguagem de script própria chamada Game Maker Language – se você aprender a fazer scripts no GMS2, ficará limitado

>> Conheça Este Curso de Desenvolvimento de Games Em GameMaker Completo <<

Game Engines Para Iniciantes – CopperCube 5

Outro mecanismo básico que permite que você clique nas peças para criar seu jogo 3D. CopperCube 5 vem com um editor de terreno e permite que você importe seus ativos 3D de outro lugar. Estranhamente, embora não seja exatamente poderoso, ele tem um suporte interessante, como a capacidade de exportar jogos de realidade virtual para o Oculus Rift.

Pros:
* Fácil de usar
* Editor visual
* Editor de terreno
* Suporte Oculus Rift
* Exporta para PC, Mac e Android

Contras:
* Gráficos datados
* Sem destino de console
* Falta de tutoriais

Game Engines Para Iniciantes – Unity 3D

Pronto para entrar nas grandes ligas? É aqui que a ação acontece. Unity, a game engine desenvolvida pela Unity Technologies tem como alvo 27 plataformas, incluindo os mais recentes consoles, como o Switch e todos os telefones celulares. Esta empresa de São Francisco (que começou na Dinamarca) agora tem mais de 5 milhões de desenvolvedores registrados que usam o mecanismo mensalmente.

Embora seja uma plataforma extremamente poderosa que favorece os programadores, há uma série de soluções para iniciantes que desejam usar scripts visuais. Todos eles são pagos, mas devem fornecer todas as ferramentas de que você precisa para começar. Se este é o caminho que você deseja seguir, você deve, portanto, investir em plug-ins amigáveis para iniciantes, como FlowCanvas, uScript, Adventure Creator ou PlayMaker.

Pros:
* Uma das melhores lojas de ativos com toneladas de ativos gratuitos
* Recursos e tutoriais excelentes
* Use-o gratuitamente até ganhar mais de $100K com seus jogos
* Lista exaustiva de plataformas suportadas
* Bom para aprender C#
* Popular entre desenvolvedores independentes

Contras:
* Esmagador para iniciantes
* Necessita de plug-ins pagos para evitar scripts
* Não é o melhor kit de ferramentas para jogos 2D
* Mecanismo egocêntrico – os usuários do Unity não podem realmente aplicar suas habilidades em nenhum outro lugar

>> Aprenda Aqui Unity do Zero ao Profissional <<

Game Engines Para Iniciantes – Unreal Engine

Outra engine extremamente poderosa, a Unreal foi usada para criar jogos AAA como Deus Ex, BioShock, Borderlands ou mesmo o remake de Final Fantasy VII. Como você pode ver, é uma plataforma confiável com foco em gráficos espetaculares e efeitos de iluminação que contam com a confiança de grandes empresas e desenvolvedores independentes.

Claro, você precisará de uma grande equipe de desenvolvedores para concluir grandes projetos como os mencionados acima, mas uma vantagem é que o Unreal vem com uma solução amigável para iniciantes chamada Blueprint, que permite que você comece sem nenhum conhecimento de codificação.

Pros:
* Solução para iniciantes integrada com Blueprint
* Exportação multiplataforma incluindo consoles
* Excelentes gráficos de última geração
* Bons recursos online
* Grátis para usar até que seus jogos deem lucro

Contras:
* Pesado e exigente no desempenho
* Ainda mais difícil de pegar do que Unity
* O mercado não está tão cheio quanto o da Unity
* Sistema de pagamento baseado em royalties

>> Aprenda Aqui Curso de Unreal Completo <<

Conclusão de Melhores Game Engines Para Iniciantes

Melhores Engines para Games

No Artigo apredemos a como escolher uma game engine, entendemos quais tipos de jogos uma game engine pode fazer e por fim conhecemos as 12 melhores game engines para iniciantes.

Como você pode ver, o mercado de game engines para iniciantes é um campo de batalha feroz, com novos desafiadores surgindo o tempo todo. Este é particularmente o caso no mundo dos jogos de aplicativos móveis, onde muitas plataformas querem oferecer a você uma solução pronta, alegando que você pode criar facilmente o próximo sucesso da App Store.

No entanto, se você leva a sério o desenvolvimento de jogos, o mercado está encolhendo a cada dia. No momento, parece que Unity e Unreal são os dois principais campeões, e cada vez mais os desenvolvedores independentes e estúdios AAA confiam neles. Claro, a curva de aprendizado é um pouco mais íngreme, mas assim que você pegar o jeito desses produtos, vai realmente sentir que seu próximo jogo pode ser o que você quiser.

Quer Conhecer Mais Sobre Desenvolvimento de Games? Ou Mesmo Criar o Seu Próprio Jogo?

Conheça o Curso Online de DESENVOLVIMENTO DE GAMES 2D e 3D  com a Danki.Code, onde você aprende desde o absoluto ZERO ao Nível Avançado.

No curso você irá aprender passo a passo, como criar jogos em 2D ou 3D em mais de 500 aulas, mesmo que esteja Começando Hoje!

Clique em Saiba Mais e Veja Quem Você Pode se Tornar!

Curta e Compartilha!

Ainda em Dúvidas? Deixe ai nos comentários!

1 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

2 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Velho
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
2
0
Amaremos Sua Opinião, Comente!x