O Que é Metaverso, Seu Objetivo e Como Investir Nele

Tudo Sobre Metaverso, O Que É Metaverso, Como Ele Funciona, Para Onde Vamos E Como Investir Nele!

metaverso metaverse

⌚ Tempo de Leitura: 48 Minutos

Se você já ouviu o termo Metaverso e está se perguntando o que exatamente é, aqui está sua resposta. Neste guia, vamos discutir o que é o Metaverso e como ele funciona. Em suma, o Metaverso pode ser considerado como um universo virtual paralelo na Internet!

As declarações a seguir não constituem aconselhamento de investimento ou qualquer outro aconselhamento sobre serviços financeiros, instrumentos financeiros, produtos financeiros ou ativos digitais. As criptomoedas estão sujeitas a altas flutuações de valor. Um declínio no valor ou uma perda completa são possíveis a qualquer momento. Aconselhamos Cautela ao Investir!

O Que Você Verá Durante Todo Artigo! (Índice Clicável)

Continue no artigo e segue para entender tudo sobre Metaverso!

O Que é o Metaverso e Como Ele Funciona? CONCEITO

o que é metarveso

Metaverso é um termo formado pela combinação de duas palavras diferentes, incluindo Meta e Universo. É basicamente um espaço digital no qual objetos e coisas digitais representam as pessoas digitais. É um conceito hipotético combinar aspectos de várias tecnologias, incluindo mídia social, realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR), jogos online e criptomoedas. E, permite que as pessoas interajam virtualmente umas com as outras. Em termos leigos, é um mundo virtual no qual os usuários podem socializar, fazer compras, realizar diferentes atividades e aprender coisas novas.

O termo “Metaverso” é creditado ao autor Neal Stephenson. Foi ele quem visualizou as pessoas como avatares se encontrando em diferentes ambientes de realidade virtual (por exemplo, edifícios 3D realistas) em seu romance de ficção científica de 1992, “Snow Crash”.

De certa forma, o Metaverso já existe em várias plataformas de jogos online, incluindo Minecraft, Fortnite e Roblox. Mesmo aplicativos como o Microsoft Teams ou o Zoom podem ser chamados de uma forma de Metaverso, já que um grupo de pessoas se reúne e interage em um mundo virtual.

No entanto, o Metaverso é um conceito mais amplo de representação do espaço digital para aproximar as pessoas de viagens virtuais a shows e conferências. Atualmente, está sendo um tema quente, já que o Facebook e a Microsoft estão reformulando o termo e o conceito. Essas duas organizações mais populares estão se concentrando em utilizar o conceito de Metaverso ao máximo.

O que é metaverso – conceito!

O Metaverse é Um Novo Conceito?

Não, na verdade não. Não é realmente um fenômeno novo, especialmente para os jogadores. Pessoas que conhecem Fortnite e Ready Player One podem entender e compreender o conceito e seu funcionamento facilmente. No entanto, o termo ganhou recentemente o buzz desde que o Facebook o assumiu e se renomeou como “Meta”.Não, na verdade não. Não é realmente um fenômeno novo, especialmente para os jogadores.

Pessoas que conhecem Fortnite e Ready Player One podem entender e compreender o conceito e seu funcionamento facilmente. No entanto, o termo ganhou recentemente o buzz desde que o Facebook o assumiu e se renomeou como “Meta”.

O que é metaverso – conceito!

Então o Metaverso Já Existe?

Para que o metaverso se torne uma internet incorporada, ele deve ter certas propriedades que o separam de experiências de realidade virtual isoladas, como o Second Life.
O capitalista de risco Matthew Ball os descreve em seu site:

O metaverso é uma rede massivamente dimensionada e interoperável de mundos virtuais 3D renderizados em tempo real que podem ser experimentados de forma síncrona e persistente por um número efetivamente ilimitado de usuários com um senso de presença individual e com continuidade de dados, como identidade, história, direitos, objetos, comunicações e pagamentos.

O que é metaverso – conceito!

Metaverso: Um Exemplo de Varejo Futurista

Na prática, o metaverso existirá quando um usuário puder entrar em um enorme shopping virtual que pode ser experimentado por tantas pessoas quanto o espaço virtual couber, comprar um item digital exclusivo e depois vender o mesmo item digital algumas semanas depois.
Alguns podem dizer, espere um minuto; Eu vi este filme.

O filme Ready Player One, que primeiro foi um livro escrito por Ernest Cline e publicado pela Random House em 2011, foi dirigido por Steven Spielberg e pode ser o melhor exemplo visual que temos atualmente de como o metaverso poderia ser conceitualmente.

O filme, no entanto, tem algumas diferenças fundamentais em relação às visões de especialistas do metaverso que está por vir, incluindo que há apenas uma plataforma importante no filme, o Oasis, que compõe o metaverso criado pela empresa de jogos fictícia Gregarious Games. Outra grande diferença é o uso primário do hardware VR para interagir na versão do metaverso do filme, pois alguns especialistas acreditam que a VR terá menos uso geral quando comparada ao hardware AR (não enfatizado no filme).

O que é metaverso – conceito!

O Que Alimentará o Metaverso?

O metaverso será impulsionado por diversas formas de tecnologia, como infraestrutura em nuvem, ferramentas de software, plataformas, aplicativos, conteúdo gerado pelo usuário e hardware. Além dos requisitos técnicos, o metaverso incluirá várias experiências de usuário, incluindo, entre outras, entretenimento, jogos, comércio, interações sociais, educação e pesquisa.

Qual é a Ideia de Metaverso do Facebook?

metaverso no facebook

Em 28 de outubro de 2021, o Facebook anunciou que se renomeou como Meta Platforms Inc., ou Meta abreviado – um nome que escolheu cuidadosamente para capitalizar desde o início o que será o futuro inevitável da conectividade humana e, talvez, da própria vida.

“A qualidade definidora do metaverso será uma sensação de presença – como se você estivesse ali com outra pessoa ou em outro lugar. Sentir-se verdadeiramente presente com outra pessoa é o maior sonho da tecnologia social. É por isso que estamos focados em construir isso”, disse o CEO Mark Zuckerberg em sua Carta ao Fundador após o anúncio.

A ideia de metaverso do Facebook inclui avatares virtuais de pessoas jogando, realizando reuniões, participando de oficinas, exercitando, estudando e socializando além de todo tipo de atividades que podem ser feitas na realidade.

Um metaverso maior e muito mais grandioso pode ser extrapolado a partir dessa ideia. É, no entanto, digno de nota que Zuckerberg acredita que pode levar cerca de 10 anos para que o metaverso se torne mainstream. Para pensar sobre isso, é pouco tempo.

Metaverso – funcionalidade!

Quais São as Implementações Atuais do Metaverso?

As implementações atuais do Metaverso incluem em grande parte videogames da Internet como Roblox, Active Worlds, Decentraland e Fortnite. Ele ainda se concentra em aprimorar a tecnologia de realidade virtual e o Facebook lançou recentemente o Facebook Horizon, que é basicamente um mundo de realidade virtual. Além disso, várias organizações estão se concentrando em fazer uso do metaverso para aumentar a produtividade do trabalho.

Metaverso – funcionalidade!

A Microsoft Está Trabalhando no Metaverso?

A Microsoft tem seu próprio plano de marcar o Metaverso. Ela planejou lançar o Mesh para o Microsoft Teams, que é um pouco como um Metaverso. Vários novos recursos, como o Modo Juntos, visam criar espaços virtuais com melhor colaboração.

É bastante claro que a Microsoft tem uma abordagem mais realista em relação ao conceito desse mundo virtual. No entanto, ainda não construiu um espaço unificado e universal e é mais como uma porta de entrada para o metaverso.

Metaverso – funcionalidade!

O Que Poderei Fazer no Metaverso?

O Metaverso é apontado como um divisor de águas na criação de um mundo virtual que reúne pessoas de todo o mundo. Ele pode ser usado para coisas como shows virtuais, viagens virtuais, compras, atividades de lazer e muito mais. O escopo do Metaverso não se limita a uma ação específica.

É mais relevante no mundo de hoje, que é afetado pela pandemia de coronavírus e as pessoas passam por turnos de trabalho em casa (WFH). Nesses casos, os funcionários podem participar de um escritório virtual em vez de ver funcionários individuais em uma grade de videochamadas.

Como diz Mark Zuckerberg:

“Grande parte da experiência do metaverso será em torno da capacidade de se teletransportar de uma experiência para outra.”

Os usuários poderão alternar entre mundos virtuais distintos gerados por diferentes organizações. No entanto, grandes marcas e organizações de tecnologia ainda estão trabalhando em como mundos virtuais separados se conectarão uns aos outros. Eles precisam concordar com o mesmo conjunto de padrões para conectar diferentes mundos virtuais.

Metaverso – funcionalidade!

O Que é Criptomoeda Metaverso?

Espera-se que cada plataforma do metaverso tenha sua própria criptomoeda ou tokens que os usuários podem comprar e usar online em sua plataforma. Atualmente, Decentraland (CRYPTO:MANA) e The Sandbox (CRYPTO:SAND) são duas das criptomoedas populares do metaverso que podem ser usadas em seus respectivos jogos do metaverso.

Metaverso – funcionalidade!

AR e VR Moldando o Metaverso

A chegada de headsets VR, como o Oculus, deu um grande impulso à ideia do metaverso. Jogos adaptados para headsets VR já estão ganhando muito dinheiro. De acordo com a Fortune Business Insights, o mercado global de jogos de realidade virtual deve crescer para U$53,44 bilhões em 2028, de U$7,92 bilhões em 2021.

Um passo adiante é a RA, que é onde a percepção da realidade do usuário é aprimorada com o uso da tecnologia. É algo como obter mais dados sobre um objeto no mundo real enquanto o visualiza a partir de um dispositivo AR ou fone de ouvido.

Uma maneira clássica de entender isso é revisitar os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), com o Homem de Ferro. Tony Stark de Robert Downey Jr. (também conhecido como nosso Homem de Ferro favorito) exibiu repetidamente tecnologia que está além da imaginação até agora. Existem várias cenas dele vestindo o traje do Homem de Ferro e obtendo informações e várias visualizações em seu display heads-up (HUD) de coisas que ele está vendo em tempo real.

Em grande medida, isso é AR. No entanto, estes são filmes afinal; O Homem de Ferro entra em reinos de tecnologia insanamente avançada, que levará mais algumas décadas para se tornar realidade.

No entanto, a velocidade com que o mundo real está tentando tornar realidade o VR/AR e o metaverso é realmente algo. A Apple Inc. já está em AR e afirma ter “a maior plataforma de AR do mundo”. Vários aplicativos AR na App Store podem ser usados para fazer qualquer coisa, desde tornar os vídeos do Snapchat mais divertidos até explorar projetos 3D em AR.

A Nreal, uma empresa chinesa de AR, criou os óculos Nreal Light em 2020 e começou a enviar os óculos Nreal Air mais baratos, desde de dezembro de 2021, na China, Japão e Coreia do Sul. Além disso, os óculos de realidade aumentada do consumidor parecem tons de moda de luxo regulares e tornam a experiência de realidade aprimorada mais emocionante.

Metaverso – funcionalidade!

Por Que o Metaverso Envolve Hologramas?

Quando a internet chegou, começou com uma série de inovações tecnológicas, como a capacidade de permitir que os computadores se comunicassem a grandes distâncias ou a capacidade de hiperlink de uma página da web para outra. Esses recursos técnicos foram os blocos de construção que foram usados para criar as estruturas abstratas pelas quais conhecemos a Internet: sites, aplicativos, redes sociais e tudo o mais que depende desses elementos centrais.

E isso sem falar na convergência das inovações de interface que não fazem parte estritamente da internet, mas ainda são necessárias para fazê-la funcionar, como telas, teclados, mouses e telas sensíveis ao toque.

Com o metaverso, existem alguns novos blocos de construção, como a capacidade de hospedar centenas de pessoas em uma única instância de um servidor (idealmente, versões futuras de um metaverso serão capazes de lidar com milhares ou até milhões de pessoas ao mesmo tempo), ou ferramentas de rastreamento de movimento que podem distinguir onde uma pessoa está olhando ou onde estão suas mãos. Essas novas tecnologias podem ser muito empolgantes e parecem futuristas.

No entanto, existem limitações que podem ser impossíveis de superar. Quando empresas de tecnologia como Microsoft ou Fa-Meta mostram vídeos fictícios de suas visões do futuro, elas frequentemente tendem a encobrir exatamente como as pessoas irão interagir com o metaverso. Os fones de ouvido VR ainda são muito desajeitados, e a maioria das pessoas sente enjoo ou dor física se os usar por muito tempo.

Os óculos de realidade aumentada enfrentam um problema semelhante, além da questão não insignificante de descobrir como as pessoas podem usá-los em público sem parecerem grandes idiotas.

Então, como as empresas de tecnologia mostram a ideia de sua tecnologia sem mostrar a realidade de fones de ouvido volumosos e óculos idiotas? Até agora, sua principal solução parece ser simplesmente fabricar tecnologia a partir de um tecido inteiro. A mulher holográfica da apresentação de Meta? Eu odeio quebrar a ilusão, mas simplesmente não é possível mesmo com versões muito avançadas da tecnologia existente.

Ao contrário dos avatares digitais rastreados por movimento, que são meio esquisitos agora, mas podem ser melhores algum dia, não há uma versão esquisita de fazer uma imagem tridimensional aparecer no ar sem circunstâncias rigidamente controladas. Não importa o que o Homem de Ferro lhe diga.

Talvez eles devam ser interpretados como imagens projetadas por meio de óculos – afinal, ambas as mulheres no vídeo de demonstração estão usando óculos semelhantes – mas mesmo isso pressupõe muito sobre as capacidades físicas dos óculos compactos, o que se pode dizer que não é um problema simples de resolver.

Esse tipo de ocultação da realidade está frequentemente presente em demonstrações em vídeo de como o metaverso poderia funcionar. Outra das demos do Meta mostrou personagens flutuando no espaço – essa pessoa está presa a uma plataforma aérea imersiva ou está apenas sentada em uma mesa?

Uma pessoa representada por um holograma – essa pessoa tem um fone de ouvido e, em caso afirmativo, como seu rosto está sendo escaneado? E em alguns pontos, uma pessoa pega itens virtuais, mas depois segura esses objetos no que parece ser suas mãos físicas.

Esta demonstração levanta muito mais perguntas do que respostas.

Em algum nível, isso é bom. Microsoft, Meta e todas as outras empresas que mostram demos selvagens como essas estão tentando dar uma impressão artística do que o futuro poderia ser, não necessariamente levando em conta todas as questões técnicas.

É uma tradição consagrada pelo tempo que remonta à demonstração da AT&T de um telefone dobrável controlado por voz que poderia magicamente apagar pessoas de imagens e gerar modelos 3D, o que poderia parecer igualmente impossível na época.

No entanto, esse tipo de demo de pensamento positivo como tecnologia nos deixa em um lugar onde é difícil identificar quais aspectos das várias visões do metaverso serão realmente reais um dia. Se os fones de ouvido VR e AR se tornarem confortáveis e baratos o suficiente para as pessoas usarem diariamente – um “se” substancial – então talvez a ideia de um jogo de pôquer virtual onde seus amigos sejam robôs e hologramas e flutuando no espaço possa estar um pouco próximo de realidade. Caso contrário, você sempre pode jogar o Tabletop Simulator em uma chamada de vídeo do Discord.

A ostentação de VR e AR também obscurece os aspectos mais mundanos do metaverso que podem ser mais propensos a se concretizar. Seria trivialmente fácil para as empresas de tecnologia inventar, digamos, um padrão de avatar digital aberto, um tipo de arquivo que inclui características que você pode inserir em um criador de personagem – como cor dos olhos, penteado ou opções de roupas – e permitir que você o leve a qualquer lugar. Não há necessidade de construir um headset VR mais confortável para isso.

Mas isso não é tão divertido de imaginar.

Como Faço e Onde Investir no Metaverso?

como investir no metaverso

Embora eu me pergunte quando e com que rapidez isso vai pegar, muitas das pessoas com quem conversei que são conhecedoras dessa área dizem que está acontecendo agora ou nos próximos dois anos. Ele melhorará rapidamente anualmente e, em três a cinco anos, começará a se tornar a norma. Então, como faço para investir?

O enorme poder computacional necessário para a criação e velocidade torna os microchips e processadores extremamente valiosos. Esses setores tiveram um desempenho fenomenal nos últimos dois anos e, na minha opinião, devem continuar a fazê-lo se o metaverso estiver aqui para ficar. As empresas de nuvem também estão realmente entrando nesse negócio do lado comercial, investindo bilhões em sua infraestrutura. Essas empresas estão focadas no mundo dos negócios.

No lado do uso pessoal, muitas empresas estão despejando bilhões no metaverso. O Facebook nos deu o que eles acreditam que será o metauniverso quando anunciaram a mudança de nome alguns meses atrás. A Roblox está envolvendo as crianças na criação de seus próprios jogos e permitindo que outros jovens joguem os jogos dos outros, como mencionado anteriormente.

Há muitas pequenas empresas surgindo também, e algumas delas podem eventualmente ser adquiridas por empresas maiores. A infraestrutura é o que leva tempo para ser construída e é por isso que essas empresas maiores podem estar muito à frente hoje em comparação com as empresas menores.

  • Terrenos virtuais
  • Criptomoedas
  • Tokens
  • NFT
  • Ações
  • ETF

Existem pelo menos 6 maneiras diferentes de investir no metaverso para ter a possibilidade de ver seus rendimentos serem multiplicados.

Vale lembrar que nenhuma dessas aplicações é de renda fixa. Portanto, todas elas têm algum risco associado. É importante ter um bom conhecimento para poder controlar a exposição do capital.

Confira a seguir o detalhamento de cada uma dessas categorias de investimento.

Como investir no metaverso

1. Terrenos Virtuais

Sim, já é possível investir em “pedaços de chão” virtuais e até mesmo ganhar dinheiro com eles.

Ainda que seja um mundo digital, um metaverso aplica muitos conceitos originários do mundo real. Nem poderia deixar de ser, pois os humanos só podem compreender aquilo que já existe previamente.

Conceitos novos geralmente são assimilados apenas por comparação. Daí o entendimento sobre terrenos virtuais. Prova disso é a transação multimilionária envolvendo a compra de um espaço virtual no metaverso Decentreland.

Trata-se de um ambiente baseado em blockchain no qual é possível visitar imóveis, interagir com outros avatares e (porque não) adquirir terrenos.

Foi o que fez o Metaverse Group ao investir 618 mil MANA (criptomoeda usada nesse metaverso) em um conjunto de 116 sublotes de 5 metros quadrados cada um.

O valor equivale a aproximadamente U$2,5 milhões (ou R$14 milhões). A localização do terreno é na “Fashion Street” do metaverso e o objetivo da compra é sediar eventos futuros de moda, além de vender roupas virtuais aos avatares.

Como investir no metaverso

2. Criptomoedas

As transações financeiras são uma realidade em um metaverso. No entanto, o ponto de atenção fica por conta da moeda utilizada. Naturalmente, ela não faz parte do mundo físico.

Isso quer dizer que para comprar ou receber valores por meio de uma venda é preciso usar moedas virtuais, as criptomoedas.

Elas já são bastante conhecidas atualmente e algumas têm bastante destaque. É o caso da moeda usada no jogo Axie Infinity (sob o código AXS) que ganhou bastante notoriedade tempos atrás.

A própria MANA usada no metaverso Decentreland chegou a valorizar 400% em novembro de 2021, após o anúncio da maior transação envolvendo terrenos virtuais. Desde seu lançamento, a MANA já ganhou aproximadamente 4.700% de valor em sua cotação.

Como investir no metaverso

3. Tokens

Além das moedas virtuais, também é possível investir o dinheiro real em tokens de ativos. Eles representam o valor monetário de algum bem virtual, como itens de jogos ou um carro digital, por exemplo.

A vantagem dos tokens é sua versatilidade. Qualquer ativo pode passar pelo processo conhecido como tokenização.

Inicialmente, a ideia era aplicar esse conceito a ativos do mundo real, como precatórios e imóveis. No entanto, houve grande destaque recentemente do conceito de metaverso.

Isso aconteceu principalmente após o anúncio do Facebook em mudar seu nome para Meta e direcionar investimentos na criação de seu próprio metaverso. Assim, os tokens deverão ser usados em larga escala nos mundos virtuais também e servirão para atribuir valor a itens de toda espécie.

Roupas, carros e terrenos virtuais: tudo em um metaverso pode ser tokenizado.

Como investir no metaverso

4. NFT

Um NFT é um tipo particular de token. Sua sigla quer dizer Non Fungible Token e ele serve para atribuir valor a itens cuja precificação não pode ser totalmente estimada.

É o caso de obras de arte, por exemplo. Seu valor intrínseco está mais ligado à percepção do mercado do que propriamente a um valor numerário. Vem daí sua atribuição de não fungível, ou seja, não mensurável.

Itens de colecionadores pertencentes a um metaverso podem ser negociados via NFT. Quem o detiver poderá ganhar dinheiro, desde que o mercado entenda que existe um valor muito grande associado ao item.

Essa é mais uma forma de investir em metaversos e sua valorização não obedecerá aos conceitos de mercado, e sim ao valor atribuído pelo julgamento de um certo público.

Como investir no metaverso

5. Ações

Outra forma de investir em metaversos (mas conservando os aspectos tradicionais de investimento) é optar pela compra de ações de empresas de tecnologia envolvidas nesse novo ambiente.

Um exemplo é a própria META (antigo Facebook). Na bolsa brasileira, seu BDR é negociado sob o código FBOK34.

O interesse da companhia em desenvolver seu metaverso particular é tão grande que atualmente mais de 20% de toda a força de trabalho do grupo se concentra nessa atividade.

E existem outras alternativas também: a empresa Epic Games desenvolveu o jogo Fortnite e já experimenta grandes sucessos em seu metaverso, reunindo milhões de avatares.

Já a plataforma Roblox Corporation atua no mundo dos games e divulga sua visão de metaverso como sendo o “local” no qual pessoas podem trocar experiências, aprender, trabalhar e socializar.

Seu BDR pode ser encontrado sob o código R2BL34 na B3.

Entre outras como Nvidia (NVDA34), Unity (U2ST34) e Microsoft (MSFT34).

Como investir no metaverso

6. ETF

Por fim, também já é possível (agora mesmo nesse instante) investir em metaversos via fundos de ETF.

Originalmente, um ETF acompanha o desempenho de algum índice de referência. No caso dos metaversos, já existem ETF’s dedicados apenas a esse fim. É o caso do Roundhill Ball Metaverse ETF, que foi lançado recentemente em junho de 2021.

Seu indexador é o índice Ball Metaverse. Quem faz investimentos nesse ativo não se preocupa em negociar os títulos diretamente, pois se trata de uma gestão passiva.

Decidir como investir no metaverso é apenas uma questão de escolha pessoal. Assumindo os riscos (já que se trata de um investimento de renda variável) basta escolher a forma mais adequada ao perfil e fazer a aplicação.

O ponto alto de toda essa discussão é que provavelmente esse é apenas o começo de uma nova era. Sendo assim, muito do que está por vir ainda é totalmente desconhecido de todos os participantes desse ecossistema.

Quando o Metaverso Chegará?

como ganhar dinheiro com metaverso

A questão é, então, quanto tempo levará antes de passarmos de vários protometaversos em direção ao grande metaverso? Mark Zuckerberg acredita que será até o final da década, mas também pode ser muito antes disso porque os elementos fundamentais já estão em vigor.

A infraestrutura por trás da internet de hoje permite que grandes quantidades de pessoas se reúnam em ambientes virtuais, como quando mais de 12,3 milhões de jogadores sintonizaram para um show de VR em Fortnite com Travis Scott. Essa infraestrutura atual é muito impressionante, mas provavelmente precisará evoluir ainda mais para dar suporte ao metaverso que os especialistas do setor imaginam.

Também temos o hardware para renderizar ambientes virtuais e avatares realistas em 3D. A Meta possui o principal produtor de headsets de realidade virtual, Oculus. A Microsoft oferece suporte a vários casos de uso corporativo com seus óculos inteligentes de realidade mista HoloLens desde seu primeiro lançamento em 2016.

Além disso, há rumores de que a Apple lançará seus fones de ouvido AR e VR em 2022. HTC, Pico, MagicLeap e outros fabricantes estão avançando rapidamente várias plataformas de hardware, enquanto as arquiteturas de tecnologia em cascata estão transferindo várias cargas computacionais em infraestruturas de servidor de back-end para dispositivos de borda.

Furios da Unidadeé um excelente exemplo de streaming de ambientes 3D em tempo real totalmente interativos, onde o trabalho pesado de renderização dos ambientes é tratado por sua infraestrutura de servidor GPU de dimensionamento automático.

O metaverso será uma experiência de computação onipresente, na qual os usuários poderão aproveitar dispositivos tradicionais, como computadores e dispositivos móveis, ao mesmo tempo em que aprimoram a experiência com dispositivos vestíveis imersivos emergentes de AR e VR.

Por fim, as mesmas tecnologias inovadoras que vêm revolucionando o setor de serviços financeiros desde que a rede Bitcoin surgiu em janeiro de 2009 podem ser usadas para permitir a continuidade dos dados no metaverso. NFTs, ou tokens não fungíveis, são um excelente exemplo de como a tecnologia blockchain pode ser usada para verificar a propriedade de ativos digitais, e já existem plataformas de realidade virtual 3D que se aproveitam delas.

Embora ninguém seja dono do próprio metaverso – assim como ninguém é dono da internet hoje – certamente haverá muitos jogadores importantes no espaço, e empresas como Meta, Microsoft, Unity, Epic Games, Roblox e outras querem estar entre elas, o que é por isso que eles estão despejando bilhões de dólares para tornar o sonho da ficção científica em realidade.

Metaverso – Um novo horizonte

Qual é o Futuro do Metaverso?

O fato é que o metaverso se tornará tão real e comum quanto a internet. Como podemos ver, é apenas uma questão de tempo.

Quando o fundador da Epic Games, Tim Sweeney, foi questionado pela CNN sobre o que ele pensava sobre o futuro do metaverso, ele disse: “Acho que levará uma década ou mais para realmente chegar ao ponto final, mas acho que isso está acontecendo”.

Ao mesmo tempo, Sweeney disse: “O metaverso não será criado por uma empresa. Ele será criado por milhões de desenvolvedores, cada um construindo sua parte.”

Então, em outras palavras, o metaverso ainda está sendo construído tijolo por tijolo e todos terão uma mão na sua criação.

>> Conheça Nossa Série (MEU COMPUTADOR MINHA MINA!) e Aprenda a Trabalhar Na Internet!

Conclusão de Tudo Sobre Metaverso

como funciona o metaverso

Neste artigo vimos de forma bastante complexa porém bem mastigada o que é Metaverso, de onde surgiu a ideia, para onde ela segue e como é, e será o mundo daqui pra frente ao implementa-lo de vez no mercado. Vimos também diversos exemplos de empresas que hoje investem nele e como ter participação investindo junto.

Um Curso Super Completo onde você aprende Absolutamente Tudo do ZERO!

Nele Você aprende desde a criação do seu Website/Blog, a trabalhar nas Mídias Sociais como o Facebook, Instagram, Youtube e outras, à até criar Email Automatizado de Vendas, a Persuadir clientes apenas escrevendo, conhecendo e aprendendo a mexer em diversos tipos de ferramentas entre outros mais!

Não Perca essa Chance e saia na frente Iniciando ainda hoje!

CLIQUE AQUI e Saiba Mais!

Ajude o Site a se Manter no Ar! Veja Como Fazer Parte!

Principais Formas:

Fazendo Uma Doação Via Pix CLIQUE AQUI;

Cl1c4nd0 em Qualquer 4nunci0 Presente;

Compartilhando o Conteúdo;

Deixando Sua Sugestão de Melhora, CONTATO.

O Seu Apoio é Importante Para Nos Mantermos Abertos!


Curta e Compartilha!

Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários, e claro, de compartilhar o conteúdo com um a amigo que se interesse! 😊👇

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Amaremos Sua Opinião, Comente!x