Internet e Qual a Diferença Entre 4G e 5G
Tempo de Leitura: 23 Minutos
O 5G é o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio. Sua missão é elevar, e muito, as potencialidades da rede atual, conhecida como 4G, alçando a banda larga móvel a altíssimos padrões de velocidade de conexão e de usuários simultâneos.
Em resumo, as redes 5G prometem aos seus futuros usuários uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas.
As redes da 4ª geração, utilizadas atualmente em algumas regiões do Brasil, são capazes de entregar uma velocidade média de conexão de, aproximadamente, 33 Mbps. Estima-se que o 5G será capaz de entregar velocidades 50 a 100 vezes maiores, podendo alcançar até 10 Gbps.
O Que Você Verá Durante Todo Artigo! (Índice Clicável)
1 – 5G vs 4G: Qual é a Diferença?
3 – Como o 5G é Diferente do 4G?
4 – Como o 5G Funciona Em Termos de Largura de Banda, Latência e Espectro?
5 – Quais São Os Diferentes Tipos de 5G?
6 – 3G vs 4G vs 5G
7 – Quão Rápido o 5G Realmente Será?
8 – O Que o 5G Permitirá Que as Empresas e a Indústria Façam?
Preparados para conhecer a difereça entre 4G e 5G, então segue o artigo.
5G vs 4G: Qual é a Diferença?
O 5G chegou ao mundo e com certeza chegou para ficar, mas afinal qual a diferença entre 4G e 5G?
A rede de quinta geração está a caminho. Prometendo velocidades super rápidas e o fim do congestionamento, a tecnologia deve revolucionar as redes móveis e criar novas oportunidades econômicas: mas como exatamente fará isso e o que o torna diferente do 4G?
Espera-se que a tão esperada tecnologia de telecomunicações móveis de quinta geração, conhecida como 5G, seja uma mudança radical nas redes móveis – prometendo velocidades de download exponencialmente mais rápidas e compartilhamento de dados em tempo real.
No final deste ano, várias operadoras de telefonia móvel realizarão testes da primeira iteração do 5G em diferentes cidades do Reino Unido e, globalmente, várias zonas piloto já foram ativadas. A Verizon, sediada nos Estados Unidos, ativou o 5G comercial pela primeira vez nos Estados Unidos, assim como a Swisscom e a Ericsson na Suíça, com outras áreas habilitadas para 5G na China, Japão, Austrália e Noruega.
A Ericsson está prevendo que 1,5 bilhão de usuários – 40% da cobertura global da população – terão acesso a uma rede 5G até 2024; mas como a tecnologia realmente funciona e pode a realidade corresponder ao hype?
Como Funciona o 5G?
Outro forte ponto que mostra a diferença entre 4G e 5G é a sua funcionalidade.
5G é um novo sistema digital para transformar bytes – unidades de dados – no ar. Ele usa uma nova interface de rádio 5G, junto com outras novas tecnologias, que utiliza frequências de rádio muito mais altas (28 ghz em comparação com 700 mhz – 2500 mhz para 4G) para transferir exponencialmente mais dados pelo ar para velocidades mais rápidas, congestionamento reduzido e latência mais baixa, que é o atraso antes de uma transferência de dados começar após uma instrução.
Essa nova interface, que usa espectro de ondas milimétricas, permite que mais dispositivos sejam usados na mesma área geográfica; 4G pode suportar cerca de 4.000 dispositivos por quilômetro quadrado, enquanto 5G suportará cerca de um milhão. Isso significa mais streaming do Netflix, chamadas de voz e You Tube transportados, sem interrupção, pelo espaço aéreo limitado.
O 5G também usa uma nova tecnologia digital chamada Massive MIMO, que significa entrada múltipla, saída múltipla, que usa vários feixes direcionados para destacar e seguir os usuários em um local de celular, melhorando a cobertura, a velocidade e a capacidade. As tecnologias de rede atuais operam como holofotes, iluminando uma área, mas com muito desperdício de luz/sinal.
Parte da implementação do 5G envolve a instalação de Massive MIMO e 5G New Radio em todas as estações base da rede móvel no topo da infraestrutura 4G existente.
Como o 5G é Diferente do 4G?
Em comparação com a rede móvel de terceira geração, o 4G habilitou streaming de vídeo de qualidade anteriormente impossível e chamadas em trânsito, o que significa que a TV ao vivo agora é assistida rotineiramente no trajeto diário. Mais streaming de vídeo, no entanto, aumentou o congestionamento na rede.
“O 4G está atingindo os limites técnicos de quantos dados ele pode transferir rapidamente entre blocos de espectro”, explica Chris Mills, chefe de análise do setor, na Tutela. “A principal diferença entre 5G e 4G é que esse congestionamento será eliminado.” Isso significa não mais cinco barras de sinal de rede na hora do rush, mas uma incapacidade de acessar um navegador da web.
Mas, sem dúvida, o maior diferencial do 5G em relação ao 4G será como um portal para o mundo conectado à Internet das Coisas em escala. Espera-se que as iterações posteriores de rede 5G sejam revolucionárias para indústrias orientadas a dados, cidades inteligentes e gerenciamento de infraestrutura porque será possível ter muito mais dispositivos funcionando de forma confiável, segura e ininterrupta na mesma área.
No geral, devido às novas tecnologias, espectro e frequências que usa, o 5G tem vários benefícios em relação ao 4G; velocidades mais altas, menos latência, capacidade para um maior número de dispositivos conectados, menos interferências e melhor eficiência.
Como o 5G Funciona Em Termos de Largura de Banda, Latência e Espectro?
Cada operadora possui blocos de espectro, que são uma faixa de frequências de rádio eletromagnéticas usadas para transmitir som, dados e vídeo em um país. Esse espectro é adicionado para criar sua capacidade total de rede, que determina a rapidez com que eles podem transferir dados.
“Hoje, uma operadora pode ter 100 MHz de todo o espectro para usar para todos os seus clientes no Reino Unido, mas com o 5G isso aumentará para cerca de 1.000 MHz – essa é a verdadeira mudança com o 5G”, explica o Sr. Mills.
Isso também criará muito menos latência no sistema, o que significa que os dados serão transferidos em tempo real.
A latência para 4G é de cerca de 20-30 milissegundos, mas para 5G atingirá bem abaixo de 10 milissegundos e, na melhor das hipóteses, atrasos de cerca de 1 milissegundo, de acordo com Mats Norin, gerente de programa da 5G For Industries, Ericsson Research.
“Para os consumidores isso não é tão importante, mas fará com que as coisas pareçam mais rápidas, no entanto, para a indústria – para longa distância, maquinário pesado controlado remotamente, por exemplo – será crítico”, diz ele.
Quais São Os Diferentes Tipos de 5G?
As redes 5G vêm em três tipos diferentes, que se relacionam com o alcance de cada tipo e as velocidades que podem fornecer ao seu telefone. Aqui está uma análise rápida:
> 5G de Banda Baixa
O 5G de banda baixa opera em algumas das mesmas frequências do 4G, oferecendo velocidades um pouco mais rápidas – pense em 50-60 Mbps – em longas distâncias. Funcionará melhor em áreas rurais onde as pessoas estão mais espalhadas e você pode fornecer serviços com um punhado de torres de celular.
> 5G de Banda Média
A banda média 5G incorpora bandas de rádio de frequência mais alta do que 4G, incluindo frequências de “banda C” que foram recentemente licenciadas para uso comercial pela Federal Communications Commission.
O 5G de banda média tem um alcance mais curto, com transmissores capazes de alcançar telefones em um raio de vários quilômetros. Mas pode fornecer velocidades significativamente mais rápidas do que 4G. A T-Mobile estimou em outubro de 2020 que sua rede 5G de banda média atinge velocidades de cerca de 300 Mbps.
> 5G de Onda Milimétrica
Esta é a versão mais avançada do 5G. Ele usa o que são chamadas de bandas de rádio de “ondas milimétricas”, assim chamadas porque são minúsculas e operam em uma frequência extremamente alta (25–39 GHz).
As ondas milimétricas podem fornecer velocidades gigabit-plus em um alcance muito curto, geralmente limitado ao que está dentro da linha de visão de um transmissor de “célula pequena” 5G afixado em uma caixa de utilitários ou poste de luz próximo. Portanto, funciona melhor em cidades densamente povoadas e em edifícios internos.
3G vs 4G vs 5G
Segue as medições de velocidade na imagem acima e a diferença entre 4G e 5G.
Então, Quão Rápido o 5G Realmente Será?
De acordo com a Vodafone, o 5G promete velocidades do dispositivo cerca de 10 vezes mais rápidas do que o 4G, o que significa chamadas de vídeo 4K de alta qualidade e resolução ultra-alta – o padrão usado para cinema digital comercial – os downloads serão entregues ainda mais rápido para smartphones e tablets. A transferência de dados de menos de 20 milissegundos será o padrão.
O Sr. Mills avisa, no entanto, que muito do que é publicado sobre a velocidade do 5G é exagero – especialmente para os consumidores.
“Velocidades de gigabytes são úteis para um punhado de aplicativos, como streaming ao vivo de um fone de ouvido de 8k VR em uma rede 5G, no entanto, para o usuário médio, não há muita necessidade desse tipo de velocidade em um dispositivo móvel”, diz ele, “A transmissão ao vivo ou o download de vídeo HD são muito possíveis usando uma rede 4G.”
“As pessoas poderiam usar um roteador 5G WIFI em vez de pagar por banda larga em casa – isso é adequado para locatários que não necessariamente querem contratos vinculados a uma propriedade”, diz ele. A Verizon e a AT&T já estão investindo em testes nos EUA.
O Que o 5G Permitirá Que as Empresas e a Indústria Façam?
Prevê-se que o 5G será o catalisador para conectar humanos e máquinas em uma escala sem precedentes para novos negócios e oportunidades econômicas. Na verdade, um relatório dos analistas da indústria IHS Markit estima que 5G permitirá $12,3 trilhões de produção econômica global em 2035.
Enquanto um estudo da International Data Corporation (IDC) estima que a quantidade de dados criados, capturados e replicados em todo o mundo pode aumentar de 33 Zetabytes (ZB) em 2018 para 175 ZB em 2025.
Casos de uso incluem o desenvolvimento de aplicações verdadeiramente táteis – onde a sensação ou experiência tátil pode ser compartilhada ao vivo – para que operadores remotos de robótica possam ‘sentir’ e ‘tocar’ através de uma máquina, apesar de estarem a milhares de quilômetros de distância. Isso pode ser usado em fábricas, minas ou até mesmo para cirurgia remota.
“Para aplicações críticas, cortar a latência para um ou dois milissegundos será uma mudança no jogo para a coordenação remota”, diz o Sr. Mills.
Uma rede em tempo real, rápida e confiável pode permitir que as indústrias liberem as máquinas do cabeamento para conexão de rede para que fiquem sem fio para operações mais flexíveis e autônomas que podem aumentar a produtividade e reduzir custos.
Por exemplo, na mina Boliden Aitik na Suécia, a automação habilitada para 5G, usada para perfuração e detonação, reduziu os custos em um por cento, economizando €2,5 milhões anualmente.
Enquanto, os fabricantes podem alcançar ganhos de produtividade de 1 a 3 por cento, resultando em milhões de libras em economia, de linhas de produção mais flexíveis e melhor gerenciadas por meio de fábricas sem fio alimentadas por 5G, de acordo com pesquisa do Worcestershire 5G Consortium.
O 5G também deve criar cidades verdadeiramente conectadas e inteligentes, bem como ser a rede de suporte para veículos autônomos.
Mas no Brasil, Quando o 5G Chegará?
Nós colocamos em uma das obrigações no edital para que nós tenhamos a 5G no Brasil em todas as capitais funcionando, o 5G standalone, que é o 5G plus, de maior qualidade, até junho do ano que vem. Em junho de 2022, teremos, nas 27 capitais do Brasil, o 5G puro funcionando e antes disso a solução híbrida, que é o 5G standalone, que é um 5G que aumenta a velocidade.
Tem outro que, além da velocidade, com a latência muito baixa que vai ser possível utilizar com a internet das coisas, é a comunicação de coisa com coisa. Segundo o Governo Federal.
Conclusão de Diferença Entre 4G e 5G
Neste artigo vimos como funciona a internet 5G, a diferença entre o 4G e 5G, o quão rápido ela chega a ser, junto aos tipos de 5G, evolução industrial com outros mais.
Um Curso Super Completo onde você aprende Absolutamente Tudo do ZERO!
Nele Você aprende desde a criação do seu Website/Blog, a trabalhar nas Mídias Sociais como o Facebook, Instagram, Youtube e outras, à até criar Email Automatizado de Vendas, a Persuadir clientes apenas escrevendo, conhecendo e aprendendo a mexer em diversos tipos de ferramentas entre outros mais!
Não Perca essa Chance e saia na frente Iniciando ainda hoje!
CLIQUE AQUI e Saiba Mais!
Curta e Compartilha!
Ainda em Dúvidas? Deixe ai nos comentários!
Relacionados
Descubra mais sobre Cantinho Binário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.